Por causa da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas recorreram ao home office para manter os trabalhos de modo seguro. E esse regime de trabalho parece que não vai sair tão fácil da rotina das empresas. No entanto, o home working requer planejamento e investimento para poder dar certo.
Esse investimento precisa ter um foco na chamada transformação digital das empresas, colocando em prática modelos e ferramentas que estavam previstas para serem aplicadas em alguns anos, mas foram apressadas pela pandemia, tais como as transações online em larga escala, o treinamento dos funcionários a distância, a aceleração do cloud computing com a estruturação dos dados em nuvem permitindo o acesso remoto a aplicações e processos das empresas e a tomada de decisão com maior precisão e qualidade.
A adoção do home office durante a pandemia acabou fazendo com que as pessoas aceitassem melhor a ideia de trabalhar remotamente. A dúvida sobre a produtividade também caiu por terra e foi possível perceber que é possível trabalhar a distância. Passado o primeiro momento, entendemos que o trabalho remoto é benéfico e veio para ficar.
O planejamento e a organização são imprescindíveis para a implementação do sistema remoto em uma empresa, especialmente porque diz respeito a uma mudança tão grande no modo de trabalho.
O primeiro passo é ter uma política para trabalho remoto que seja bem organizada. A dinâmica da empresa em relação ao trabalho remoto e o modo como vai funcionar a comunicação entre os funcionários devem estar claramente definidos para que todos consigam realizar as suas funções.
A empresa deve garantir que os funcionários tenham as ferramentas para que consigam trabalhar remotamente, com tecnologia necessária, da mesma forma como se estivessem no ambiente de trabalho.