Uma expressão que tem sido muito ouvida nos últimos meses devido às mudanças que foram necessárias implementar na educação em função da pandemia da Covid-19: ensino híbrido. Mas o que significa, na prática, e como pode ser implementada? O conceito é simples e a Xtream Solutions, que desde o início tem oferecido soluções em tecnologia na educação para tornar mais fácil esse processo, mais uma vez está lado a lado dos sistemas educacionais mostrando que as mudanças podem, na verdade, trazer novos horizontes às rotinas e ampliar a aprendizagem dos alunos.
O ensino híbrido tem como objetivo aliar métodos de aprendizado on-line e presencial. Dessa forma, é possível aliar os benefícios dos dois processos, além de, também, permitir que sejam criadas as condições necessárias para que ainda sejam respeitadas as medidas para conter o avanço da Covid-19 enquanto a vacinação está em curso.
Os alunos permanecem tendo contato com outros colegas de sala de aula e professores, contudo eles podem ter uma maior flexibilidade de ambiente e de tempo para estudar. O ensino híbrido incentiva as instituições a refletirem sobre a organização das salas de aula, o planejamento pedagógico, entre outros aspectos.
E como isso é na prática? Bem, a XTream desenvolveu uma tecnologia focada em automação, que minimiza o estresse e alguns inconvenientes provocados por gravações em estúdio nesse momento de distanciamento social, entregando uma solução self-service capaz de superar a barreira da localização, garantindo conforto e flexibilidade aos mestres.
As soluções educacionais da Xtream diminuem o tempo de produção e facilita a vida dos alunos tirando as dúvidas através da pesquisa inteligente, janela de comentários, chat e localização de pontos específicos nos vídeos das aulas. Com muita praticidade, o professor pode gravar os vídeos em casa e exportar para a plataforma. Já o aluno, acessa e navega confortavelmente pelos conteúdos. Por outro lado, outros conteúdos podem ser ministrados também no já tradicional sistema da sala de aula, complementando o que foi visto via tela.
E você? Já está pronto para o novo mundo do ensino híbrido?