O aprendizado via ensino a distância se tornou uma realidade mais rápido do que muitos esperavam. Com a pandemia do novo coronavírus tendo se alastrado por todo o mundo, milhões de crianças e jovens tiveram que ser afastadas das escolas e universidades. Dados da Unesco apontam que mais de 1,5 bilhão de estudantes sofreram o impacto do fechamento das escolas: foram mais de 192 países afetados.
Diante de tal cenário, como forma de garantir o acesso à educação de forma continuada, muitos investiram na Educação a Distância, o EaD. Os cursos, que têm como uma de suas principais características a autonomia que proporciona aos alunos, já vinham sendo implantados há algum tempo no universo educacional, principalmente por meio de cursos de capacitação e de cursos de pós-graduação. Com a pandemia, porém, professores de todos os níveis de ensino tiveram que se adaptar às salas de aula atuais.
Mas como esse profissional pode produzir de forma mais eficiente os conteúdos que irão disponibilizar? Confira cinco dicas:
1) Tenha o domínio da plataforma onde o material será disponibilizado: é recomendado que antes mesmo de ligar a câmera, no caso das videoaulas, ou de abrir um arquivo que será compartilhado com os alunos, o professor atente a uma questão que parece ser básica mas muitas vezes é subestimada pelos professores: fique atento à maneira como funciona a plataforma em que você está inserido. Ler os manuais de funcionamento e à seção de ‘perguntas e respostas’ da plataforma podem poupar o profissional de grandes dores de cabeça.
2) Estruture como serão divididos os conteúdos: lembre-se de planejar a aula de acordo com o público que irá lhe assistir. Conteúdos voltados para crianças, por exemplo, exigem um tempo menor em vídeo, mas podem acabar exigindo uma maior preparação para que fiquem atrativos o suficiente para que possam assegurar a atenção do telespectador. Colocar o conteúdo em tópicos, em qualquer caso, facilita tanto o trabalho do professor como também a compreensão dos alunos.
3) Prepare-Se Para Desenvolver Novas Habilidades: Busque cursos técnicos na área, estude o gestual adequado, aprimore sua voz e pronúncias.Vídeos são cada vez mais importantes e saber como agir, com naturalidade, faz grande diferença para captar a atenção dos alunos e transmitir conhecimento.
4) Invista na interação: explore ao máximo os canais de interação que são disponibilizados pela plataforma que você está usando. Em algumas situações, pode ser até mesmo o caso de investir em outros canais, como o WhatsApp, criando grupos ou listas de transmissão em que você extrapole o conteúdo da sala de aula e enriqueça o universo do aluno com informações complementares.
5) Mantenha-se alinhado com a direção e a coordenação: da mesma maneira que estar integrado com a direção e a coordenação do curso é fundamental nos cursos com aulas presenciais, essa relação se torna ainda mais importante no ensino remoto, para que tudo esteja alinhado de maneira que o curso seja o mais proveitoso possível para o aluno.