Para serem eficientes e cumprirem o papel educacional de promover a aprendizagem significativa para os seus estudantes, as escolas devem acompanhar o desenvolvimento da sociedade e se adaptar às mudanças. Tendo em vista que os avanços tecnológicos são uma marca registrada do mundo contemporâneo, é fundamental que as novas ferramentas sejam vistas como um meio de promover o ensino.
Toda inovação surge com o intuito de responder às demandas que o mundo social nos impõe. No ambiente educacional não acontece de maneira diferente. Em um contexto pandêmico, as instituições de ensino têm de se mostrar capazes de se adaptar em situação de crise e mostrar evolução no seu ensino.
Para tanto, é necessário deixar um pouco de lado os receios frente à utilização dos recursos digitais e perceber que, se bem aplicados, eles podem oferecer benefícios a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
O mercado educacional é competitivo, e a utilização de recursos tecnológicos é um fator cada vez mais valorizado em modelos bem-sucedidos. No entanto, entre tantos instrumentos disponíveis, quais são aqueles que valem a pena serem usados?
Lousa interativa: Em substituição ao antigo quadro-negro, essa ferramenta possibilita ao professor trabalhar os conteúdos curriculares de maneira dinâmica e objetiva. É um importante aliado no ensino remoto.
Robótica: O ensino de robótica na escola estimula o aprendizado investigativo, a lógica, o aspecto intuitivo e a capacidade de criação por meio de atividades práticas e lúdicas.
Gamificação: A incorporação dos games como estratégia educativa contribui para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de diferentes habilidades, como o espírito competitivo, a resolução de problemas, a criatividade e o trabalho em equipe.
Realidade virtual e aumentada: Por simular e induzir efeitos visuais, sonoros e táteis no usuário, de modo a criar contextos, ela permite que o estudante conheça diferentes épocas ou ambientes sem sair do lugar.
Inteligência artificial: De modo simplificado, a IA consiste na ciência que cria máquinas capazes de exercer funções humanas.
Internet das coisas: A sua principal utilidade, no que tange o ambiente escolar, está na possibilidade de monitoramento e gerenciamento remoto.
Tecnology Analytics: Ela permite coletar, organizar e confrontar dados dos estudantes com o objetivo de analisar seu grau de aprendizagem e tornar suas experiências mais direcionadas e significativas.