Em tempos de pandemia, o ensino remoto se transformou em uma realidade imposta a milhares de brasileiros para que pudessem continuar seus estudos e, para isso, soluções eficientes tiveram que ser criadas para atender à demanda de alunos desde o ensino infantil ao ensino superior. Uma dessas soluções foi a plataforma educacional adaptativa, desenvolvida pela paraibana Xtream e utilizada pelo Governo do Estado da Paraíba, o TV Paraíba Educa, cujos resultados foram reconhecidos em pesquisa feita pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP). De acordo com o estudo, durante a pandemia da covid-19, a Paraíba é o estado melhor avaliado dos programas de educação pública EAD dos Estados brasileiros.
Segundo o cofundador da Xtream, Josemar Cruz, a plataforma executa a indexação automática e padronizada de acervos de vídeos e organiza as informações de forma categorizada e configurada para qualquer modelo de arquivamento de conteúdos, principalmente na Educação, facilitando a pesquisa e o planejamento da gestão pedagógica no ensino a distância.
“A Xtream também organiza a exibição do acervo de aulas em playlists, proporcionando uma grade de programação contextualizada para a transmissão das aulas em qualquer plataforma, inclusive ao vivo, seja pela TV ou pela Internet”, explica.
Segundo ele, a operação é feita de forma toda automática e 100% não presencial através de uma interface self-service, intuitiva e amigável e, além da flexibilidade, há ferramentas de análise de desempenho das equipes na produção, bem como do engajamento dos alunos.
A pesquisa realizada pela FGV apontou que a Paraíba ganhou destaque por ter uma maior cobertura e menor demora na implementação da modalidade de ensino remoto para os alunos das escolas estaduais, o que deu ao Estado, em nível nacional, a melhor avaliação com nota de eficiência 6,0, seguido do Distrito Federal (5,88) e Minas Gerais (5,83). A nota da Paraíba foi mais do que o dobro da média nacional, que obteve 2,38.
TV Paraíba Educa – As videoaulas são organizadas em uma grade de programação de acordo com a etapa e os componentes a serem aprofundados. No período da manhã, são exibidas as videoaulas referentes ao Ensino Infantil e ao Ensino Fundamental; à tarde são exibidas as videoaulas referentes ao Ensino Médio, enquanto à noite é reservada para as videoaulas dos ciclos da Educação de Jovens e Adultos.