Os gigantes da tecnologia, como Apple, Sony e Philips, têm empregado esforços em diversas frentes. A Apple, por exemplo, definiu como meta acabar com a presença de arsênico, mercúrio e outras substâncias tóxicas usadas em seus produtos. Já a Sony definiu um ousado planejamento mundial, o Road to Zero, que visa zerar o impacto ambiental da companhia até 2050. Por enquanto, as ações mais efetivas da empresa também passam pelo desenvolvimento de produtos menores e com maior eficiência no consumo de energia. A Philips, por sua vez, uma das pioneiras a incentivar a reciclagem no país, desde 1995 conta com um Comitê de Gerenciamento Ambiental para tratar de assuntos ligados ao meio ambiente. Dele, já saíram projetos como o EcoTeam, que estimula a reciclagem de papel, cartuchos, copos plásticos e baterias.
Mas a sustentabilidade não se refere apenas a grandes ações. As empresas podem começar com pequenas ações de sustentabilidade e crescerem conforme as possibilidades. Sua empresa recicla o lixo produzido? E usa materiais recicláveis? Você pode investir também no descarte correto de produtos como pilhas e notebooks, criando campanhas de conscientização da sua própria comunidade.
Existem diversas maneiras de iniciar uma inovação sustentável dentro das organizações. Mostrar-se sustentável e, mais que isso, dar sua contribuição para um mundo que, no futuro, tenha condições de abrigar cada vez mais, de forma responsável, novas tecnologias em um cenário promissor é a missão de cada um de nós.