Fale com o K-Avatar

EaD permite aprendizado de habilidades práticas para profissões do futuro

As aulas do Ensino da Distância (EaD) podem ter deixado muitos alunos e professores confusos, principalmente porque foram pegos de surpresa e precisaram se adaptar rapidamente com a pandemia do novo coronavírus. O mundo da tecnologia nem sempre é um campo fácil para algumas pessoas, mas pode trazer uma série de benefícios e habilidades a serem exploradas no futuro.

Os alunos que agora estão vivendo essa experiência, podem aprimorar algumas características que ainda não tinham sido desenvolvidas, mas que podem fazer a diferença em profissões no futuro.

Uma dessas habilidades que certamente vai contribuir para o futuro mercado de trabalho é a organização. Em cursos de EaD, o aprendizado qualificado depende de atenção e organização. É preciso escolher um ambiente adequado para estudar e também planejar um cronograma para sistematizar os conteúdos.

A organização, associada ao mercado de trabalho, pode ser vista por meio do autogerenciamento, que é a capacidade de gerenciar a si mesmo. Profissionais organizados possuem mais facilidade e estabelecer e cumprir metas sem a necessidade de receber ordens a todo instante.

Além disso, o aluno EaD também ganha na disciplina. É um desafio, mas seguindo fluxo das vivências tecnológicas, ele só tem a ganhar habilidade profissional durante esse processo, que existe maturidade e responsabilidade. Tudo isso está atrelado ao foco e à proatividade, qualidade bastante exigida no mercado de trabalho e que pode ser desenvolvida no EaD a partir da atitude do aluno de priorizar certas matérias e escolher melhor os seus horários para dar conta de tudo.

O EaD também proporciona mais versatilidade no aprendizado, já que o aluno entra em contato com recursos didáticos tradicionais, mas também com uma série de outros materiais virtuais que auxiliam no aprendizado: videoaulas, videoconferências, hyperlinks, fóruns, entre outros. A utilização dos dois tipos de recursos exigem versatilidade para se adaptar ao novo, sem deixar o bom manejo com o que também é tradicional.

A versatilidade é uma habilidade muito importante, principalmente se você for um profissional que deseja fornecer cursos e workshops no futuro. Isso irá contribuir bastante para que você estimule a criatividade e pense em várias formas de ensinar e aprender.

O auto conhecimento também não fica para trás no EaD. Como o aluno cria a sua própria rotina, ele passa a conhecer melhor os seus horários mais produtivos, o momento de organizar a cabeça para concentrar nos assuntos mais difíceis e quando pode ser mais útil em determinadas tarefas.

E, o mais importante: domínio da tecnologia. Quem domina o mundo virtual, pode ter tudo nas suas mãos. Os cursos se baseiam em softwares e ambientes virtuais, além de contar com recursos digitais como videoaulas, bibliotecas virtuais e uma série de ferramentas intuitivas e interativas que contribuem com desenvolvimento do aluno nas tecnologias mais avançadas.

Aprendendo a usar a tecnologia da forma correta, aliando sempre a organização com o foco, o aluno consegue versatilidade e cresce não apenas na matéria que está sendo estudada, mas em assuntos que tangenciam o novo formato de ensino. A modalidade estimula o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais quando este mesmo jovem for assumir uma vaga no mercado de trabalho.

Isso vai fechar em 0 segundos